quarta-feira, 4 de junho de 2014

Boas práticas na assistência técnica

Murilo Favaro, Especialista Técnico em Refrigeração: Para ser um bom refrigerista, é essencial saber a parte técnica e causar boa impressão no cliente.

É preciso saber os procedimentos mais adequados e ter uma boa postura para obter os melhores resultados.

A expressão “boas práticas” ganhou força nos últimos anos, por indicar exatamente o que se espera dos profissionais que prestam serviços: que eles trabalhem usando as melhores técnicas.
Na assistência técnica de equipamentos de refrigeração, podemos dividir o conjunto de boas práticas em duas áreas principais: procedimentos técnicos e atendimento ao cliente.
Vamos começar falando da parte técnica, que envolve:
  • Ter boa formação e estar disposto a aprender sempre mais (em cursos, leituras, trocas de experiências com colegas);
  • Possuir as ferramentas e equipamentos necessários e saber usá-los;
  • Seguir as orientações dos fabricantes de produtos e componentes;
  • Assumir o compromisso de não improvisar ou fazer “gambiarras”.
Como um bom profissional começa o seu trabalho? Primeiro, é preciso ouvir o cliente para entender qual é a necessidade dele. Em seguida, vem um exame completo no sistema para descobrir o defeito. Descoberto o problema, devem ser seguidos os procedimentos recomendados para um bom serviço (como os que são mostrados no novo vídeo da Embraco sobre a troca do compressor).
No que se refere ao atendimento ao cliente, também existem boas práticas que devem ser respeitadas. Saber os aspectos técnicos é parte fundamental do trabalho de um bom refrigerista. Mas de nada adianta se o cliente não ficar com uma boa impressão da pessoa que contratou para o serviço. É preciso:
  • Tratar o cliente com cortesia e mostrar interesse pelas suas necessidades;
  • Ser limpo e organizado no seu trabalho;
  • Cobrar o preço justo;
  • Cumprir o que foi combinado;
  • Oferecer garantia do serviço.

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